Como vivem os gatos

Pedro Tângari
2 min readApr 24, 2020

Sim, os gatos! Sabe, aqueles bichinhos lindos e folgados? Eles mesmo.

No meu caso são elas, duas gatinhas que adotamos faz 2 anos. Já posso dizer que sou pai de gato.

Agora estamos passando muito tempo juntos, afinal estou desempregado e confinado em casa.

É curioso como nós chamamos de confinamento o que elas, as gatas, chamam de universo.

Tem a sala, com o sofá e a varanda, móveis para subir e obstáculos diversos como um tênis na entrada da casa, uma cadeira ou uma meia (é sério) — a cozinha é junto com a sala então acho que dá na mesma. Tem as caixinhas de sapato delas, a “toca” (caixinha de transporte) e uma delas até se esconde atrás da almofada do sofá. Tem o quarto, com uma cama para dormir e meio que só, afinal é só o que fazem no quarto… Ah, tem a janela. A janela. Juntamente com o batente da varanda a janela do quarto proporciona a visão maravilhosa de todo o mundo lá de fora, que mais parece uma ilusão inalcançável pela rede de proteção. Mas ainda assim, é lindo e entretém.

Com isso as gatinhas passam seus dias de lá e pra cá, correndo atrás de uma chuchinha ou dormindo em algum canto — elas adoram um sol.

A vida é simples e cheia de aventura, mesmo num universo pequeno e fechado. A imaginação é infinita e por vezes o chinelo se torna o maior vilão de quadrinhos, afinal a chuchinha vai parar embaixo dele — como se sequestrada!

E no fim essas gatinhas amam sua casa e a oferecem de bom grado para nós seres humanos utilizarmos — com limites e custos, afinal elas não vão limpar a própria caixa de areia. Mesmo assim elas não reclamam. Nos deixam viver com elas e fazem companhia.

Talvez o segredo para o confinamento seja esse: viva como um gato e faça mais com o que tem.

Só não me venha com miados ;)

--

--